Squitter - Meteorologia e Hidrologia

+55 (12) 3923.5522

Navegando com o vento

Navegando com o vento

A Vela deveria ter tido a sua primeira competição olímpica em 1896, mas, devido às más condições do tempo, somente em 1900 tivemos o esporte nas Olimpíadas. Apesar de ser um esporte relativamente recente, a utilização de barcos à vela para o transporte existe há milênios e o vento é de suma importância. Essa variável meteorológica serve como força motriz para o barco, ou seja, o vento é o responsável por mover as velas dos barcos e, com isso, é possível navegar.

Nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, neste ano, vamos poder acompanhar este esporte e ver que o conhecimento sobre as condições do tempo tem papel importante para a competição. A meteorologia se mostra, mais uma vez, como uma ciência que ajuda e influencia outros aspectos da vida humana, inclusive os esportes. Saber a direção do vento e sua intensidade ajuda os atletas a elaborar suas estratégias. Em uma competição, os atletas devem completar um número de voltas numa área determinada por boias, no menor tempo possível. Assim, as informações sobre o vento indicam qual postura os atletas devem tomar diante dos equipamentos dos barcos, e na forma de navegar para completar o circuito.

A meteorologista Ariane Campani, da Squitter completa: “Além do vento, informações sobre as marés e altura das ondas possuem destaque especial. As equipes nos bastidores da competição precisam dessas informações para alterar ou não as logísticas da competição em cada dia de prova”.

Durante as Olimpíadas do Rio, as competições de vela serão disputadas na Baía de Guanabara. Para monitorar as condições do tempo na região, o comitê Olímpico, junto com outros órgãos, instalaram boias que fazem medição de variáveis meteorológicas e dados sobre ondas. Assim, será possível obter informações que auxiliarão os atletas durante os dias de competição.

Através desse esporte podemos perceber a importância da meteorologia e de seus conhecimentos. Muitos poderiam não imaginar o papel importantíssimo que as informações meteorológicas possuem, mas, saber as condições do tempo pode fazer um velejador campeão!