Squitter - Meteorologia e Hidrologia

+55 (12) 3923.5522

Estações Automáticas

Estações Automáticas

Como sabemos o valor da temperatura, vento e umidade em diferentes locais do mundo, sem sair do lugar? Através da internet, é possível acompanhar essas variáveis, entre outras, com apenas um clique! Mas, como elas são medidas e como essas informações chegam até nós?

Uma das formas de acompanhar e monitorar o tempo é através das medições realizadas pelas estações meteorológicas. Essas estações recolhem dados para análise do tempo meteorológico e são equipadas com instrumentos (ou sensores eletrônicos) de medição e registro das variáveis meteorológicas e/ou climáticas. Os seus dados são utilizados para a previsão e monitoramento do tempo e para a caracterização do clima de uma região.

Antigamente, usavam-se as estações convencionais, onde um observador coletava os dados de uma estação meteorológica e os reportava para os órgãos interessados, através de códigos. Atualmente, o avanço da tecnologia permite que esses dados sejam transmitidos automaticamente. Por meio de programas de computador, integram-se os dados coletados; permitindo a sua apresentação; armazenamento e visualização. Na maior parte das estações de última geração, os dados são enviados para computadores remotos, através de linhas telefônicas, rede GSM, via rádio, ou outros meios de transmissão.

Uma estação meteorológica automática é composta de uma unidade de memória central (data logger), ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc), que integram os valores observados minuto a minuto e os disponibiliza automaticamente no intervalo de tempo estipulado. Como exemplo, as estações automáticas do Sistema Alerta Rio (Prefeitura do Rio de Janeiro), da empresa Squitter, disponibiliza dados meteorológicos e pluviométricos de 15 em 15 minutos; já os dados das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) possuem intervalo de uma hora. Essas diferenças na resolução temporal variam de acordo com o propósito dos dados, e, principalmente, se o dado será utilizado para estudos do tempo ou do clima.

Com experiência em diversos ramos do mercado, a empresa Squitter dispõe de estações automáticas, a solução ideal para o monitoramento do tempo e obtenção de informações meteorológicas, agrometeorológicas e hidrológicas para empresas, projetos ou qualquer atividade, seja ela de pequeno ou grande porte. Medir essas variáveis otimiza recursos, aumenta o rendimento e faz bem à natureza!