É notória a importância da pecuária na economia nacional. Responsável por movimentar capitais importantes e grande parte do PIB brasileiro, esta atividade vem cada vez mais se modernizando e ampliando horizontes ao uso de técnicas científicas para ampliar suas margens de lucro.
Tudo começou quando a pecuária passou de extensiva para intensiva, ou seja, o gado deixou de ser criado solto em pastagens para ser tratado em espaços controlados onde a tecnologia começou a ser incorporada pouco a pouco. Mas você sabia que as condições do tempo também influenciam na produtividade e segurança animal? Estudos apontam que o conforto térmico dos animais está diretamente relacionado com a sua produtividade.
No total, existem seis estágios de conforto térmico: fatal por hipotermia, deficiência térmica, faixa subótima por falta de calor, conforto, faixa subótima por excesso de calor e fatal por hipertermia. Com exceção da faixa de conforto, todas as demais influenciam de alguma na capacidade do animal de produzir, como a vaca produz leite, por exemplo. No caso da faixa subótima por excesso de calor ocorre vaso dilatação, aumento da freqüência cardíaca e consumo de água, por sua vez o consumo de alimentos, assim como a produtividade, diminui. Medidas para deixar o animal sempre em conforto térmico aumentam os lucros dos produtores, além de aumentar a qualidade de vida do animal, explica Caio Souza, meteorologista da Squitter Meteorologia e Hidrologia.
Além do conforto térmico, existe a questão da segurança do rebanho. Mesmo em situação de pecuária intensiva, há momentos em que o gado necessita ficar em área aberta e com isso aumenta sua susceptibilidade a fenômenos como raios e granizo, que pode levar os animais ao óbito.
Dessa forma, a previsão do tempo é peça fundamental tanto no planejamento do uso de técnicas para manter o conforto térmico, quanto para o produtor determinar os momentos idéias para colocar seu rebanho em áreas abertas sem por a vida dos animais em risco. Assim, tanto a qualidade de vida dos seres vivos em questão quando os lucros dos produtores estarão devidamente assegurados, finaliza Caio.
Squitter Meteorologia e Hidrologia
Squitter Meteorologia e Hidrologia é uma empresa 100% brasileira especializada em implantação de Sistemas de Alerta; Monitoramento Meteorológico e Hidrológico; e em previsão e monitoramento do tempo com foco na previsão de chuvas intensas, que possam gerar inundações de vias públicas, enxurradas e/ou deslizamentos em encostas. Realiza também monitoramento da redução de visibilidade por chuva ou nevoeiro. Atua na geração de conteúdo sobre meteorologia para internet, TV e outra mídias, na emissão de pareceres técnicos e relatórios meteorológicos, além de prover soluções para gerenciamento de riscos meteorológicos para agronegócios. Conheça mais sobre a Squitter Meteorologia e Hidrologia navegando por este site e/ou solicitando atendimento.
Rodovia Geraldo Scavone, 2080 – Galpão 25 – Condomínio Empresarial Indusvale, Jardim Califórnia, Jacareí/SP
12 3923-5522| http://www.squitter.com.br| contato@squitter.com.br
Mais antigas
-
Alerta Rio lança aplicativo com versão colaborativa
A cidade do Rio de Janeiro já contava com um aplicativo móvel do Sistema Alerta Rio desde junho de 2015. Através desse aplicativo a população passou a obter acesso às informações associadas à meteorologia, como risco de escorregamento, previsão do...
-
Bad Hair Day e a Meteorologia
O tempo muda, o corpo fala! Assim como mudamos de humor com as mudanças do tempo, nosso cabelo também muda. Uma das primeiras mudanças sentidas é a textura dos fios. Os principais fatores climáticos que influenciam nesta mudança são o calor, o...
-
Salvador agora conta com sistema integrado de monitoramento pluviométrico e alerta/alarme sonoro
O Município de Salvador, através da Defesa Civil de Salvador - CODESAL, contratou o Consórcio IECISA/SQUITTER para fornecer um sistema integrado de monitoramento pluviométrico e alerta/alarme sonoro. O sistema inclui equipamentos e serviços de...