Canavial ganha em produtividade com SCanGIS.
O SCanGIS - Sugar Cane Geographic Information System (Sistema de Informação Geográfica para Cana de Açúcar) é a mais nova ferramenta desenvolvida pela Squitter para monitorar o tempo e aumentar a produtividade da cana e de outras culturas.
Essa tecnologia é constituída de um software integrado a uma rede de estações, que fornece informações em tempo real da plantação de cana-de-açúcar. Elas auxiliam na tomada de decisões referente as operações de plantio, condução e colheita da cana, reduzindo o custo, melhorando a precisão das operações e diminuindo os impactos das atividades agrícolas sobre o ambiente.
Isto ocorre porque, assim como todas as plantas, a cana-de-açúcar se desenvolve e produz biomassa e açúcar, de acordo com as condições ambientais, tais como temperatura, precipitação, umidade do solo, incidência de pragas e doenças. Além disso, muitas operações mecanizadas são mais eficientes quando realizadas sob condições favoráveis, como as de preparo do solo e pulverização.
Assim, o SCanGIS, além de fornecer os dados atuais do clima e do solo, oferece informações sobre as condições favoráveis a ataque de pragas e doenças, déficit hídrico relativo, condições favoráveis ao florescimento, dentre muitas outras funcionalidades.
Ao antecipar essas condições, o gerente agrícola tem importantes parâmetros para a tomada de decisão no plantio, condução e divisão de terras, previsão de redução de custos e aumento da produtividade. Neste contexto, o uso do SCanGIS na produção canavieira vem como uma inovação tecnológica que promete contribuir com o desenvolvimento do setor.